Atenção!A página impressa é diferente da página exibida na tela do computador.
Precisando do nosso logo? Baixe-o em um dos seguintes formatos:
Vetorial (.svg)|Rasterizado em alta resolução (.jpg)|Ícone (.ico)
Obs.: não utilize nossa marca sem autorização.
Feito!
Erro!

Esqueci minha senha
Ouça ao vivo
Logo Google play-50-28Baixar App p/ AndroidLogo apple itunes-50-30Baixar App p/ iOs

Lista: quando o cover fica tão bom quanto o original

Anterior ▲Próximo ▼
 
« Última» Primeira
ImprimirReportar erroTags:ouvintes, adaptada, aponta, bruce, dickinson, godspeed, abria e black572 palavras8 min. para ler
Lista: quando o cover fica tão bom quanto o original
Ver imagem ampliada
Ouvintes da BBC escolheram, entre 50 canções, quais os melhores cover de todos os tempos.

A regravação é uma prática básica da música popular. Até mesmo artistas que se consagraram compondo seu próprio material não resistem à tentação de fazer a leitura de um antigo sucesso ou de remodelar uma pérola obscura. Na maioria das vezes, a versão cover não supera a qualidade do original. Mas há exceções.

Existem vários casos em que o cover se tornou mais conhecido que o original. Por outro lado, existem os casos em que a vergonha alheia se faz presente.

Aos que adoram listas, a BBC elaborou uma com os melhores cover de todos os tempos, segundo eles, obviamente. Então como fascinados por listas e cientes de que lista é igual a nariz, cada um tem o seu e fala do dos outros, nós da Sonora FM montamos uma.

A lista da BBC

No topo, aparece a dupla Pet Shop Boys com sua versão para “Always on my mind“, sucesso na voz de Elvis Presley em 1972 que também não é o compositor do clássico. A canção foi escrita por John Christopher, Mark James e Wayne Carson e também teve em Brenda Lee uma das primeiras interpretações de sucesso. Sem falar na versão de Willie Nelson para a mesma canção. Ok, fui obrigado a citar Zezé Di Camargo & Luciano, com “Eu só penso em você”.

Confira as primeiras posições da lista da BBC:

1.       Pet Shop Boys - Always On My Mind (ouça)

2.      Johnny Cash - Hurt (ouça)

3.      The Stranglers - Walk On By (ouça)

4.    Jimi Hendrix - All Along The Watchtower (ouça)

5.      Jeff Buckley - Hallelujah (ouça)

6.      Soft Cell - Tainted Love (ouça)

7.      Joe Cocker - With A Little Help From My Friends (ouça)

8.     Sinead O`Connor - Nothing Compares 2 U (ouça)

Vamos a nossa lista, canções eleitas pelo critério dos nossos comunicadores.


Claiton Vogel, o moço da ‘Hora do Rock’, aponta para “Sabbath Bloody Sabbath” na voz de Bruce Dickinson junto com a banda GodSpeed em 1994. A original é 1974 e abria o quinto álbum do Black Sabbath.

Clique aqui para ouvir

Rogério Mello prefere uma música do folclore irlandês adaptada pela banda de hard rock Thin Lizzy que ficou muito mais pesada nas mãos do Metallica. Uma pancada como uma dose de uísque sem gelo. “Whiskey in the jar” foi regravada em 1998 pelo Metallica e conseguiu ser mais famosa que a original de 1976.


Clique aqui para ouvir


Rici Moraes elegeu “Psycho Killer” na interpretação do Velvet Revolver. Gravada em 2007, é uma releitura para o clássico de 1977 do Talking Heads. A versão ficou muito boa, mas a missão de superar a original é um tanto ingrata.


Rubão foi nos anos 1980 para resgatar o clássico “Cocaine” de J.J Cale, mas o mundo concede o crédito a Eric Clapton. O cover em questão foi feito pela banda escocesa Nazareth. Na verdade a banda de Dan McCaferty não chegou a gravar em estúdio alguma versão, apenas usou em diversos shows. Mas segundo o nosso comunicador, ficou muito melhor que o sucesso de Clapton.


E Arnaldo Recchia escolhe os rapazes de Liverpool. Como prova que, quando os Beatles botavam a mão em algo, conseguiam ir além de outros mestres da música. Em 1964, o quarteto transforma em épico um rock gingado de Chuck Berry. E John Lennon externa aos gritos sua paixão pelo rock. A canção é “Rock and Roll Music” que integra o álbum “For Sale”.



Compartilhar página nas rede sociais:
CompartilharCompartilharTweetarCompartilharPin it

Texto curta nosso site.PNG

Patrocinadores

UnoChapecóUnimed Chapecó